Centro de Excelência em Dor
This is an empty menu. Please make sure your menu has items.

Radiofrequência

Radiofrequência / Rizotomia/ Neurotomia seletiva

Com o avanço da expectativa de vida passamos a apresentar uma maior incidência de doenças com potencial para desenvolvimento de dor crônica. Esse fato criou um problema extremamente preocupante: a dependência de medicamentos analgésicos.

Com o avanço dos estudos para o tratamento da dor, percebeu-se que algumas articulações e estruturas possuem inervações sensitivas especificas e o bloqueio anestésico dessa inervação promovia um alívio importante dos sintomas e consequentemente uma melhora considerável da qualidade de vida, mas o bloqueio tinha sempre uma duração muito curta, de horas a no máximo um ou dois meses.

Foi-se proposto então realizar uma neurotomia (denervação seletiva) desses ramos sensitivos específicos e notou-se que esse efeito conseguido com o bloqueio se tornava duradouro promovendo uma melhora importante dos sintomas álgicos, permitindo um avanço na diminuição e controle do uso de analgésicos e possibilitando para esses pacientes uma reabilitação adequada, muitas vezes conseguindo retirar completamente todos os medicamentos por via oral.

No princípio as neurotomias eram realizadas com técnica cirúrgica, sendo necessário a realização de cortes, deixando cicatrizes e em alguns casos não obtinham o sucesso desejado. Com o avanço da tecnologia e dos estudos anatômicos das vias da dor, foram-se criando estratégias para o tratamento minimamente invasivo da dor, possibilitando através do uso de cânulas especificas a neurotomia ser realizada através de uma simples punção e com o uso da radiofrequência seria realizada a neurotomia por ablação térmica.

O que é a radiofrequência?

A radiofrequência trata-se de uma corrente elétrica alternada com uma frequência oscilatória de 500.000 hz, a qual gera através de eletrodos e cânulas especificas calor necessário para provocar uma lesão neuronal nos nervos sensitivos de articulações.

A ablação dos nervos selecionados acontece em temperaturas de 80ºC a 90ºC e vem sido utilizada para tratamento de diversas doenças dolorosas crônicas como nevralgia do trigêmeo, dores oncológicas, dores na coluna vertebral e articulações como quadril e joelho.

Onde a radiofrequência pode ser aplicada?

Atualmente as principais indicações para realização de radiofrequência são para artrose de ombro, quadril, artrose, joelho e mais comumente para artrose facetaria na coluna.

Coluna

A artrose acomete, especialmente, a região da coluna, acelerando processos de degeneração da estrutura, causando dores e limitação de movimentos. O aquecimento feito pela radiofrequência para alívio da dor na coluna e a retomada da qualidade de vida do paciente.

Quadril

No quadril as principais indicações são para dor crônica por osteoartrose de quadril em estágios avançados em pacientes com contraindicações para realização de artroplastia (substituição do quadril por uma prótese), em pacientes que realizaram a prótese e mesmo assim se mantém com dor (e não apresentam complicações da cirurgia como soltura, infecção, fraturas peri-proteticas) ou pacientes que tem artrose e não desejam realizar a cirurgia mas tem dor que não melhora com o tratamento conservador (analgésicos, Fisioterapia, Acupuntura, repouso, muletas e órteses, etc).

Joelho

No joelho as principais indicações são para dor crônica por osteoartrose de joelho em estágios avançados em pacientes com contraindicações para realização de artroplastia (substituição do joelho por uma prótese), em pacientes que realizaram a prótese e mesmo assim se mantém com dor (e não apresentam complicações da cirurgia como soltura, infecção, fraturas peri-proteticas) ou pacientes que tem artrose e não desejam realizar a cirurgia mas tem dor que não melhora com o tratamento conservador (analgésicos, fisioterapia, acupuntura, repouso, muletas e órteses etc.).

Como a radiofrequência é realizada?

O procedimento, de baixa complexidade, é realizado sem a necessidade de internação hospitalar no Centro de Excelência em Tratamento da Dor, com o auxílio de um ortopedista especializado e a aplicação de anestesia local.

Quando combinada com outras terapias, como a Fisioterapia e Acupuntura, a radiofrequência pode apresentar resultados mais rápidos, embora os efeitos sejam individuais.

Dr Gustavo Campanholi

O Dr. Gustavo Campanholi é médico ortopedista, formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. Durante este período, especializou-se em Cirurgia da Mão, Clínica da Dor, Traumatologia Geral e Microcirurgia Reconstrutiva.

 

É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBTO e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM/AMB.

Dr. Gustavo Campanholi Centro de Excelência em Dor
Centro de Excelência em Dor